O hall da Prefeitura de Contagem, nesta terça-feira (24/10), recebeu o evento “Contagem dos Saberes”, que reuniu uma amostra do que é produzido ou comercializado na cidade, por meio da agricultura familiar e urbana. Junto a uma exposição de fotos das experiências da agricultura urbana e ao lançamento de um vídeo institucional, vários produtores comercializaram produtos hortifruti, pães, massas, queijos, artesanatos, mel e derivados, doces e biofertilizantes.
A prefeita Marília Campos enfatizou que Contagem, atualmente, tem se preocupado com a produção de alimentos de qualidade, contra o desperdício, com terras para plantar e políticas públicas para desenvolver cultivos e produzir renda. “Hoje, em especial, fiquei bastante feliz, pois, com a aprovação do Plano Diretor, conseguimos devolver a área rural para a população da cidade, que vai poder produzir, ter lazer, sentir o meio ambiente. Certamente iremos ter outras dezenas de unidades produtivas, seja em Vargem das Flores, no Nacional ou em outras regiões”, destacou.
De acordo com a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, a atual gestão tem feito uma política pública de fomento à agricultura familiar e urbana e à comercialização de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. “O ‘Contagem dos Saberes’ vem justamente trazer aos produtores e à população que visitou a Prefeitura hoje, conhecimentos e esclarecimentos de dúvidas quanto à gestão e assistências quanto ao plantio, produção e manutenção dos produtos”, destacou.
“Contagem está sendo vista como uma cidade de direitos, de produção de alimentos e de bem viver. Nesta ação, estamos conversando com gestores, conselheiros, população em geral e produtores sobre a potencialidade da cidade em garantir segurança nutricional por meio da produção de alimentos, em todos os espaços possíveis, sejam quintais, pequenos locais, áreas ociosas, zona rural, escolas, unidades de saúde. O fomento a esta prática não apenas gera uma melhor produção, como melhora a renda de muitas famílias”, ressaltou Cida.
Até às 16h, quem circulou pelo hall da Prefeitura pôde se informar sobre diversos assuntos, como criação de um minhocário doméstico, plantio em lavoura e hortas em pequenos espaços. Além disso, ocorreu um bate-papo com a fotógrafa Janine Moraes e foi exibido um vídeo, sobre vários serviços prestados à cidade pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
“Diariamente estamos disponíveis para tirar dúvidas, ensinar as melhores técnicas, e esclarecimentos sobre como ter a própria unidade produtiva. Nesta terça-feira também aproveitamos para falar, do trabalho que fazemos no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) e da parceria que temos com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), que atende várias famílias no município”, detalhou a diretora de Agricultura Familiar e Urbana de Contagem, Bruna Barbosa.
A extensionista de agropecuária da Emater, Raquel Gomez, ressaltou a importância da assistência aos agricultores urbanos e familiares feitos na cidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. “Há diversos pontos de cultivo na cidade, um potencial imenso e muitos produtores. Nesse sentido fazemos orientações para que eles consigam participar das políticas públicas do município e quanto à melhor técnica para que obtenham resultados satisfatórios, sempre promovendo as assistências necessárias”, contou.
Felicidade dos produtores
Dulcilene da Silva, que faz parte da associação “Marias vão com as outras”, uma entidade formada somente por mulheres, ressaltou que todos os produtos comercializados possuem um viés de resgate, de ancestralidade, com foco no meio ambiente e sustentabilidade.
“Produzimos artesanatos, sabão, licores, conservas, vinagres, molhos, bolsas, tapetes, tudo com muito carinho e evitando o descarte na natureza. Transformamos muitos produtos que iriam para o lixo em uma forma de gerar renda”, disse ela, citando, ainda, as plantas e outros produtos expostos.
Para ela, esses espaços são portas que se abrem para acolher os produtores. “Os incentivos da Prefeitura são fundamentais nas nossas vidas. Somos empreendedoras e vivemos do que produzimos. Nosso projeto, em sua maioria, é composto por mulheres negras, de idade avançada, mães solo. Também, por isso, é sempre importante fazermos parte desse tipo de evento”, completou.
Comercializando mel e derivados, Walter Alexandre da Cruz também estava contente. Ele contou que todos os produtos, que incluem própolis, favo de mel, cera de abelha, pão de mel, óleos descongestionantes são artesanais. “Temos um apiário onde tudo é produzido e fazemos o comércio em Belo Horizonte e região metropolitana, participando de feiras a convite, o que muito nos ajuda para a melhoria da renda da família”.
Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf)
Rua Fernando Ferrari, 85, bairro Praia (próximo ao Corpo de Bombeiros)
E-mail cemaufcontagem@gmail.com
Telefone/WhatsApp (31) 973065161
Atendimento: segunda a sexta-feira - das 8h às 17h
Emater em Contagem
Presencialmente no Cmauf
Telefone: (31) 975220254
E-mail: contagem@emater.mg.gov.br e raquel.gomez@emater.mg.gov.br
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos: Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC